O Frescor das Águas Medicinais Mornas ou Quentes Salgada, únicas do Brasil.

Tererê de Cachoeira

O deserto do Saara é o mais famoso do mundo e o maior entre os quentes –(já que o Ártico e da Antártida são frios). O Saara já registrou mais de 50ºC de calor durante o dia, e à noite chega a ficar com 0°C ou menos. Ele atinge vários países do norte da África. Estudos mostram que o Saara, que hoje é deserto, já foi uma área verde e se desertificou em poucas décadas. Espero que Cachoeira não tenha o mesmo destino.

Uma Árvore no Deserto

No documentário “O Maior Deserto do Mundo”, produzido pela Rede Record, tornou público um fato surpreendente. É que, em meio a imensidão do Deserto Saara havia uma raridade: uma árvore. Isso mesmo!!!

Este presente dos céus ousou nascer, crescer e provou sua resistência vivendo em local tão inóspito, até que um motorista irresponsável conseguiu derrubá-la, ao trombar o seu caminhão com a preciosidade. Ela era o símbolo da resistência e de perseverança, servia de marco para orientar a jornada dos viajantes e  tendo salvado a muitos.  Mas, apesar do seu Grande Valor não foi poupada pelo homem.

A falta dela, em meio a imensidão de areia, deixou os viajantes desorientados e com suas vidas em risco.  Assim, as autoridades, depois do mal feito, colocou no lugar da Árvore Viva um marco substituto e a chamam de “árvore do Tererê”, pois tem o formato pobre e rústico que, apenas lembra a árvore que ousou viver em meio ao maior deserto do Mundo.

Árvore do Tererê

O Saara continua sendo um deserto, mas agora,… um deserto mais pobre, sem sua raríssima e valiosa Árvore Viva, que foi substituída pela árvore do Tererê!

Aconteceu em Cachoeira

Neste sentido, nós de Cachoeira sofremos um caso bem semelhante. Tínhamos também uma preciosidade única e valiosa: as Lindas Cachoeiras aqui antes existentes. Elas foram um presente especial de Deus, plantadas onde só havia uma imensidão do cerrado, no interior deste Brasil gigante. Mas, mesmo sendo uma raridade de valor inestimável, também não foi poupada pelo homem.

Pasmem! Foi destruída também, por uma espécie de  “trombada” bem semelhante! Elas eram um marco e Grande Atração Turística que hoje não existem mais. Afinal, só veremos lá, os colossais paredões de concreto da represa que “Os Limpa Trilhos” a chamam de “Barra-Pira” (ou Barra Peixe), tem também um túnel interessante, mas, fechado ao público, principalmente aos turistas. A muito vêem prometendo um museu e um restaurante no alto dos rochedos, próximo a ponte suspensa. Isso, remediaria um pouco o “desastre” e, poderia se tornar uma atração turística, mas, nunca saiu do papel.

Estas ações até poderiam trazer de volta os turistas, a cidade cresceria, o comércio sairia do vermelho, o povo teria emprego e todos sairiam ganhando. Mas falta primeiramente, vontade política, e pequena cooperação dos estrangeiros que só tem lucrado os MILHÕES com a usina, e jamais fizeram absolutamente,… nada, nada nada! Isso é lamentável!!!

E que tal, um Teleférico, que foi sugerido por mim? Leia depois, clicando neste link:

Como promover nosso Turismo de verdade. 

Ao por do sol a névoa que subia das quedas d’águas, dourava a paisagem. Este fenômeno deu origem ao nome Cachoeira Dourada.

As cachoeiras traziam riquezas para toda a região.

Você sabia que Itumbiara só existe, devido as antigas quedas d-águas antes existentes aqui. Sim, é verdade. A prova disso é: Itumbiara (na língua indígena) significa “Caminho da Cachoeira”.

Agora Itumbiara é um “Caminho da Cachoeira” sem cachoeira, pois foram destruídas pelo “Progresso”. Progresso pra quem!? Quem mais paga o preço? Até hoje não foi feito as escadarias que permitem a subida dos peixes na época da piracema, assim, a natureza é a que paga o maior imposto pela energia. Por isso, a barragem da Usina foi apelidada de “Barra-Pira” ou Barra Peixe, que tem barrado a natureza e o curso natural da vida.

Se nossos representantes no Congresso quisessem, poderia exigir mais respeito aos nossos peixes Dourados que é símbolo do Município de Cachoeira, exigindo a construção das escadarias para a subida dos peixes na época da desova. Quem poderá salvá-los da extinção!? Se ao menos, antes de sacrificarem as nossas Lindíssimas Cachoeiras e extinguir o nosso Turismo Natural eles tivessem:

  • Pensado no quanto eramos felizes? Porque, mesmo antes de nos tornarmos município, quando eramos apenas uma vila de pescadores, tínhamos um futuro garantido com tantos turistas que traziam o sustento de todos daqui.
  • Tivessem pensado que sendo municipalizada, a cidade só cresceria, pois, a Grande Atração exercidas pela Lindas Cachoeiras somadas a Grande Descoberta das Águas Termais com seu grande poder medicinal, teríamos um futuro garantido!? O povo e nosso comércio não sofreria tanto como hoje.
  • Se ao menos, tivessem optado por energia limpa, sem sacrificar nosso futuro em troca desta árvore do Tererê:

Em troca das Lindas Cachoeiras só nos deram isso aqui: esta “chocante” árvore do Tererê cortando o céu???

Cachoeira agora, só ficou na imaginação do Artista e na lembrança de um povo Brasileiro que era feliz e nem sabia.

Veja um exemplo de Energia REALMENTE Limpa que esta sendo implantada na Europa, onde não tem, como aqui, nossos recursos hídricos:

Ficheiro:PS10 solar power tower.jpg

Um bom exemplo é a Usina solar PS10, na Espanha. [[Imagem:PS10 solar power tower.jpg|thumb|180px|Legenda]] Fonte: wikipédia

O deserto do Saara vai abrigar o maior projeto de energia limpa do mundo.

“Milhares de placas vão ser espalhadas por 2.000 km² de areia para captar a radiação solar. O projeto ambicioso, que visa geração de energia limpa para vários países da Europa, Oriente Médio e norte da África. Intenção é gerar energia elétrica para o mundo todo em um ano com apenas seis horas de captação solar no deserto.” (Fonte: noticias.r7.com).

Nem tudo esta perdido, esta Megausina Solar, também será construída no Deserto Saara:

Um consórcio de empresas de multinacionais – que reúne gigantes como Siemens, RWE, E.On e Deutsche Bank, entre outros – já assinou uma carta de intenções para criar o maior projeto de energia solar do planeta: a Iniciativa Industrial Desertec.

O Desertec foi orçado em US$ 577 bilhões e prevê a instalação de uma tecnologia solar de última geração, que utiliza espelhos para concentrar a luz do sol sobre torres de energia que produzem vapor, que por sua vez movimentam turbinas que produzem eletricidade.

O calor excedente produzido durante o dia pode ser armazenado em tanques especiais para manter a usina em funcionamento durante a noite ou em dias nublados.

Uma mulher passa a “Gemasolar”, usina de energia no dia da sua inauguração , em 4 de Outubro, em Fuentes de Andalucía, na Espanha. (Foto Reuters).

Energia Limpa, companheiros!!!

Que Deus ilumine a todos nós.

Aluizo Soares

.

______________________________________________________

Continue Lendo “O Corte”:

https://cachoeiradourada.wordpress.com/conspiracao-local-01-o-corte/

Leia também “O IPTU ERRADO”:

https://cachoeiradourada.wordpress.com/conspiracao-local-02-o-iptu/

E ainda, esta SURPREENDENTE “Chamada Urgente pra Você”:

http://oslimpatrilhos.wordpress.com/chamada-urgente-pra-voce/ ______________________________________________________

.

Obrigado por ler nosso Blog. Deixe um comentário no rodapé desta página e nós responderemos.

Anúncios

Comentários em: "Tererê de Cachoeira" (4)

  1. Adriane Lobo disse:

    Lamentável a perda destas maravilhosas quedas d’água.

    Eles poderiam ter poupado esta tragédia utilizando Energia Limpa.
    Os politicos e mesmo os atuais empresários donos da Usina tem uma dívida impagável para com o povo de Cachoeira. Eles poderiam ajudar a promover o turismo desta cidade das áquas termais.

    Um abraço.

    Adriane.

    NOSSA RESPOSTA:
    Adriane,
    obrigado por ser leitora de nosso blog e comentar.

    Que Deus te abençoe com Vitória Eterna.

  2. Cristina disse:

    Além da cachoeira outras coisas também. Uma vez tentaram lançar o peixe como prato típico de Cachoeira, isso só no desenho, porque na verdade fomos criticado pela falta de peixe na mesa das familias. Porque não gostam de peixe? Negativo! Porque peixe é muito caro quando acha, e olha que não é peixe de qualidade. Quando vem turista aqui e procura peixe pra comer, é vergonhoso, além da qualidade, do jeito de servir, ainda tem um preço… assustado. Então com certeza os peixes desapareceram juntamente com a extinta cachoeira.

    NOSSA RESPOSTA:

    Cristina,
    tudo indica que você viveu a história de Cachoeira, mas lembre-se que Caldas Novas já foi falida como Cachoeira esta hoje em dia, e deu a volta por cima. Veja que com o Legislativo e o povo se manifestando as coisa vão melhorar, pois o Brasil precisa de nossas águas medicinais e a Indústria do Turismo “um dia” vai estourar a boca do balão. Queiram ou não!

    Ajude salvar Cachoeira, procure os vereadores e assine nosso Abaixo assinado? Conheça neste link aqui:

    https://cachoeiradourada.wordpress.com/abaixo-assinado/

    A gente continua lutando sem perder as esperanças.

  3. Laura Célia disse:

    Cachoeira Dourada! Quantas lembranças!
    Éramos uma comunidade com pouco recurso. Mas como falar de recursos, quando vivíamos a beira das paradisíacas cachoeiras com suas águas rebeldes e revoltas, seus coloridos pés de ipês, sua areia fina, branca e brilhante. Lindas à luz do sol, lindas à luz da lua.
    O som vertiginoso de suas águas, ouvido a quilometro de distância, embalava as nossas noites e os nossos sonhos. Era o nosso paraíso quase particular, um tributo a beleza e a perfeição que ficará sempre na lembrança de quem viu e sentiu.
    Uma imensa saudade, doída e apertada.
    Laura Célia

    NOSSA RESPOSTA

    Laura Célia,
    somos gratos por tê-la como leitora, e pelo comentário poético de seu amor por Cachoeira.

    Que Deus te abençoe com vitória eterna.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: