O Frescor das Águas Medicinais Mornas ou Quentes Salgada, únicas do Brasil.

O Que Não Falta em Cachoeira.

ATITUDE CRUEL CONTRA OS PEIXES DOURADOS.

UHE Cachoeira Dourada - Túnel e vertedouro

Dão passagem para o homem, mas barram os peixes Dourados / Túnel e vertedouro.

Foto de Eng. Thalles_Doehler: Selected for Google Maps and Google Earth

 Triste Realidade – 1: 

Você sabia que o Peixe Dourado quando impedido de subir o rio para se reproduzir, se choca contra a barragem da usina até morrer, e é devorado pelas outras espécies? É verdade.

_Quem impedirá este crime ambiental em Cachoeira Dourada?

PIRACEMA – É a época de defesa dos peixes prevista por Lei. Quando sobem a correnteza para realizar a desova e a reprodução. Este fenômeno é considerado essencial para a preservação da vida nas águas dos rios e lagos. 

Na língua Tupi-guarani a palavra peixe quer dizer “pira”. Barragem Barra-pira significa Barragem que “Barra Peixe”,… que INFELIZMENTE, é a que temos aqui em Cachoeira Dourada. 

Pira” também está no nome dado à migração realizada todos os anos por diversas espécies de peixes dos rios brasileiros. Assim, a palavra Piracema é na língua indígena “subida do peixe”. As autoridades deveriam promover a Piracema no sentido geral e não restrita, vejamos:

Esta lei não é cumprida em Cachoeira.

A PIRACEMA deveria ocorrer “sem a interferência do homem”, portanto é crime barrar a liberdade dos peixes subirem a correnteza do rio para a desova e a reprodução.

No entanto, uma BARREIRA INTRANSPONÍVEL, insiste contra a vida. A Usina teima em não dar passagem, se negando a construir as escadarias ou canal da piracema que poderia evitar a extinção total dos Peixes Dourados.

 (vede foto do projeto que sugere uma solução definitiva, no final desta página).

NA LUTA contra a correnteza, cada espécie de peixe necessita de um determinado espaço, chamado de amplitude migratória, para conseguir chegar ao estágio de reprodução.

Saiba como perdemos nossos Dourados:

O bom Deus nos deu peixes como alimento e na piracema temos o milagre da multiplicação.

Deus orientou a migração de suas criaturas com sabedoria surpreendente. Como exemplo, o peixe dourado (Salminus maxilosus), tem que nadar cerca de 500 km contra a corrente até a exaustão. Neste esforço, eles queimam de gordura acumulada no corpo e os tornam mais saudáveis para a alimentação humana. O nosso Dourado é o único peixe da natureza que se mata ao ser impedido por barragens na época da Piracema.

Todas as espécies precisam subir o rio, ou acabarão extintas.

“Durante a migração, os peixes gastam muita energia, o que contribui para queima de gordura acumulada no corpo.  A glândula hipófise, existente na base do cérebro, é estimulada e desenvolve hormônios, incluindo os responsáveis pela reprodução. 

Os ovos lançados pelas fêmeas variam entre as espécies. Uma fêmea de dourado que pese dez quilos pode desovar um milhão e quinhentas mil ovas.

piracema

Os peixes que não migram, não amadurecem seu processo hormonal e consequentemente não se reproduzem, o que não contribui para a perpetuação da vida”. Fonte: infoescola.

“A pesca durante o período da piracema é crime, e quem cometer este ato e for flagrado poderá ser preso e pagar multa de R$ 700,00. Por cada quilo de peixe apreendido, pagará ainda uma multa “adicional” de R$ 10,00. Através destas medidas, evita-se o desequilíbrio ecológico nos rios.

A injustiça promove a Desigualdade Social em nosso Brasil.

Os fiscais são capazes de multar um pobre pescador brasileiro que, com sua vara de bambu, após ter pescado um peixe, se ausenta do barranco do rio até seu casebre para fritá-lo e alimentar seus filhos, MAS, FAZEM VISTA GROSSA PARA O CRIME AMBIENTAL, praticados por estrangeiros que exploram energia em nosso país.

Sem as escadas, os pobres peixes condenados, sobem o rio até onde podem e se aglomeram na famosa Goela da Morte dos Dourados, uma espécie de  “Corredor da Morte dos Inocentes”, onde se vê os cardumes encurralados num beco sem saída.

Fora da época da Piracema a pescaria no Lago Dourado, rio e córregos de Cachoeira é farta de peixes e divertido, mas precisamos preservar este bem e impedir a sua extinção. Deixe seu comentário no final desta página.

A pesca é livre, fora da época da Piracema.

 

Conheça o nossos símbolos, eles tem tudo a ver com o peixe Dourado e a piracema:

BRASÃO DO MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DOURADA

 

“O Brasão será também do tamanho oficial, tem a forma de uma taça e no seu centro tem uma cachoeira com peixes da espécie dourado, tentando a subida, representando aquilo que os antigos pescadores chamavam de “Ferrador”, tem uma represa com canoa e pescador e um Jet ski em esporte náuticos navegando , do lado direito uma praia com sombreiro e uma cadeira de descanso. Do outro lado uma pastagem com três gado bovino e acima da cachoeira uma rede de transmissão de energia elétrica , e na parte externa,do lado direito vê-se plantações de milho e algodão, e do lado esquerdo plantações de arroz, soja e cana de açúcar,tudo isto vem simbolizar as riquezas do município”. (O destaque em NEGRITO é meu e menciona a subida do peixe dourado).

E a pergunta que não quer calar:

A natureza não barrava a subida dos peixes dourados, mas com a construção da Usina sem as escadarias, criminosamente tem barrado os peixes. As autoridades bem que poderiam exigir que pare este crime ambiental, antes da total extinção.

Responda se puder: _O que não falta em Cachoeira???

ATITUDE CONTRA O PEIXINHO DOURADO E CONTRA O POVO. 

Triste Realidade – 2:

O governo Estadual criou o Projeto Caminhos das Águas afim de incluir Cachoeira Dourada – GO na rota do desenvolvimento, onde sugeriu a criação de um Peixinho Dourado para representar o nosso turismo, mas… outra “barragem” nos impede, mesmo contra o clamor do povo e de todos os vereadores através de um abaixo assinado. Quem impedirá esta atitude tão cruel contra um Peixinho Dourado?

  • Acaso teremos Prefeitos capazes de nadar eternamente contra a corrente, e dizendo NÃO ao clamor de seu povo?
  • Um dia destes, “umzinho” vai dizer o tão esperado SIM, salvará nosso turismo e entrará para a história de Cachoeira Dourada e do Brasil.
  • Um haverá de entender que é loucura barrar nosso comércio a fazer parte da indústria que mais fatura no mundo: O TURISMO. E, nós temos muito mais a oferecer: OS INESGOTÁVEIS MANANCIAIS DAS ÁGUAS TERMAIS QUENTES E SALGADAS QUE TEM O PODER DE CURAR.
  • O nosso comércio anseiam por este Prefeito que ajude a reabrir os clubes trazendo de volta os turistas que já não suporta mais ter apenas Caldas Novas como opção. Lá já não cabe mais ninguém.
  • Todos nós sabemos que só assim, todos saem lucrando. Só não vê isso, quem é cego ou “sem noção”, não acham?

Saiba o que já aconteceu até agora:

Verbas do governo Estadual e Federal não tem faltado para promover o turismo, mas, procure saber o que é gasto somente nas 4 noites de carnaval por aqui. E mais, os Prefeitos tem repassado verbas, SEM LICITAÇÃO, só para um clube da cidade e os demais nem são ouvidos. E pasmem:

 POLÍTICOS TEM SIDO BARREIRA PARA O NOSSO PEIXINHO DOURADO

...Cachoeira merece um Peixinho Dourado que vai divulgar tudo e prol de todos. Teremos sim, a chance de lucrarmos com o Turismos das Águas que curam.

Nenhum outro símbolo seria mais eficiente. Pelo menos é o que tem demonstrado nosso Abaixo Assinado, veja neste link:

http:// Cachoeira Dourada: você nunca viu igual. <Salve o nosso turismo,… ajude com Abaixo Assinado?

 TEMOS TIDO PREFEITO QUE FAZ MENOS PARA CACHOEIRA QUE PRA FAVELA DO ALEMÃO

Depois, não deixe de ler sobre este bom exemplo de um Prefeito, basta dar um clique neste link:

http://Promovendo o Turismo de Fato.

Complementos:

Conheça um modelo de Projeto de Canal da Piracema que seria a solução definitiva para a Usina de Cachoeira Dourada: Siga as setas (setinhas do desenho abaixo) e saiba como os peixes vão subir a Barragem de “Barra-pira”, que enfim, terá outro nome mais bonito. 

Original work of the US Federal Government is public domain.

(fonte: wikimedia).

Notem que, basta um estreito corredor com uma escadinha onde a água possa escoar do Lago Dourado para o rio, para que a natureza faça o resto. Os peixes encontrarão caminho livre para subirem e povoar, desde a nascente, córregos, rios e lagos. Custa tão pouco fazer a coisa certa, não é mesmo?

Esta pesquisa foi realizada com a finalidade de alertar os brasileiros e autoridades competentes de nosso Brasil.

Que Deus abra os olhos de nossos governantes enquanto há tempo.

Os Limpa Trilhos do Rei.

Porque não seguir o bom exemplo de Usinas que respeitam a vida:

CANAL DA PIRACEMA EM ITAIPU…

Graças a Deus temos usinas que apoiam a vida.

Documentário Piracema

Publicado em 01/08/2013

“Documentário Piracema, produzido em parceria pela diretoria de Sustentabilidade e de Relações Institucionais da Santo Antônio Energia, empresa responsável pela implantação e operação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no Rio Madeira, em Porto Velho (RO)”. (Fonte: sinopse do vídeo).

Os peixes lutam até conseguir e vencem as barreiras naturais, mas, as gigantescas barragens de concreto armado cuja única ligação passa pelas afiadas facas das hélices nas turbinas que giram triturando tudo,… não há a menor chance.

piracema.MPG

O exercício também é necessário para a saúde dos peixes e da humanidade que se alimenta.

Neste próximo vídeo, vejam a prova de que eles vencem obstáculos:

E agora um MAL EXEMPLO: A prova de que barragens das Usinas estão matando peixes:

Cardumes de peixes no rio Paranapanema – UHE de Rosana-SP

Como já demonstramos: “O motivo é que o peixe Dourado é o único que não aceita ser barrado. Encontrando paredões sem passagens, se batem até morrer”. Os demais peixes tendem ao extermínio por não poderem subir o rio para a desova. Usinas irresponsáveis, autoridades negligentes e ações predatórias dos homens tende a acabar com tudo. Nem querem saber se os seus filhos e netos herdem um mundo sem vida num futuro, que a cada dia se aproxima um pouco mais.

Fenômeno da Piracema é cada vez mais raro no Brasil 

Cachoeira Dourada tem uma Barragem de Barra-Pira” (Barra Peixe), que está matando nosso Dourado. Isso é um fato cruel e desumano!

_____________________________________________________________

Continue lendo “Um Peixinho Dourado vai te conquistar”

https://cachoeiradourada.wordpress.com/um-peixinho-dourado-vai-te-conquistar/

Leia também “Prefeitura Promove o Rio”

https://cachoeiradourada.wordpress.com/prefeitura-promove-o-rio/

E, ainda “Porque”

https://cachoeiradourada.wordpress.com/porque/

____________________________________________________________

Coopere conosco gravando um pequeno comentário aqui, logo abaixo. Nós responderemos. Obrigado!

Anúncios

Comentários em: "O Que Não Falta em Cachoeira." (3)

  1. Cristiane e Marcos disse:

    Lamentável, gente!!!

    NOSSA RESPOSTA

    Cristiane e Marcos,
    somos gratos por tê-los como leitor e comentar.

    Que Deus abençoe a todos nós.

  2. Paulo Cesar disse:

    Só os pobres que cometem crime neste pais!


    NOSSA RESPOSTA

    Paulo,
    sim, parece que a justiça nunca funciona quando tem ricaços envolvidos.

    Só Deus na causa!!!

  3. Dani disse:

    Olá.
    Sou geneticista e tenho estudado o efeito de barragens sobre a diversidade genética e estruturação populacional de dourados. Eu nunca havia lido sobre essa questão de que os peixes ficam batendo na barragem até sua morte, e confesso que fiquei muito impressionada e ainda mais preocupada com o futuro da espécie. Gostaria que vc me fornece fontes científicas sobre esta informação.
    Além disso, gostaria de abrir uma discussão sobre a funcionalidade das escadas de transposição. É sabido (através de teses e artigos publicados em revista conceituadas) que os dourados que conseguem passar da jusante para montante das barragens utilizando as escadas (estou falando especificamente das usinas de Canoas I e II no Paranapanema), não completam a maturação gonadal e acabam por não desovarem. Assim, se no trecho de rio onde se tem várias barragens não tem outros tributários, a escada de transposição acaba contribuindo como um sumidouro destes animais. Pois os peixes ficaram ali “presos” neste trecho e de qualquer forma não se reproduziriam. Já, quanto ao canal de piracema, não tenho conhecimento sobre a sua funcionalidade.

    Abraço.

    NOSSA RESPOSTA

    Dany,
    sentimos horados com seu interesse e comentário.
    O pouco que temos, até este momento, está publicado aqui. Mas continuamos trabalhando.
    Como Geneticista, nós a consideramos uma especialista mais informada que a gente, que somos apenas jornalistas com muito interesse no assunto. Portanto, gostaríamos de propor uma união de forças, com o proposito de pesquisarmos mais a fundo sobre o tema. Oferecemos espaço para suas contribuições e podemos publicá-las aqui com sua foto e citar os créditos, aos textos e pesquisas que já tenha em mãos agora e no futuro.

    Contamos com sua cooperação e tão logo tenhamos mais dados, publicaremos aqui. Vamos ajudar a salvar nossos peixes e um futuro melhor para nossos filhos e netos.

    Grato,

    Os Limpa Trilhos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: