Kamikaze
Kamikaze (em japonês: kamikaze?, kami significando “deus” e kaze, “vento”) é uma palavra japonesa — comum por ter se tornado o nome de um tufão que dizem ter salvo o Japão … lit. Unidade de Ataque Especial do Vento Divino), […] foram unidades de ataque suicida por aviadores militares do Império Japonês contra navios dos Aliados nos momentos finais da campanha do Pacífico na Segunda Guerra Mundial, destinados a destruir o máximo possível de navios de guerra. (Fonte: Wikipédia).
Yasuteru Yamada, de 72 anos, não se considera um “kamikaze”, mas quer trabalhar na usina de Fukushima para fazer a radiação parar de sair
Um grupo de mais de duzentos aposentados japoneses se uniu e, voluntariamente, quer enfrentar a crise nuclear gerada pelo desastre na usina de Fukushima, atingida pelo tsunami em março.
A “Unidade dos Veteranos Hábeis”, como eles se chamam, é formada por engenheiros e outros profissionais aposentados,…
O engenheiro aposentado Yasuteru Yamada, de 72 anos, teve a ideia ao ver pela televisão as imagens do desastre. E insiste que o grupo não é suicida.
– Não somos kamikazes.
Yamada se refere aos pilotos suicidas da Segunda Guerra Mundial. Para ele, “kamikazes não têm gerenciamento de riscos. Eles morrem, mas nós vamos voltar”.
Quase três meses depois de as explosões destruírem o complexo nuclear de Fukushima, a usina ainda espalha radiação na área.
A operadora da usina já admite que provavelmente há derretimento em três reatores.
Muitos dos funcionários que tentam controlar o vazamento na usina são jovens. O grupo de aposentados afirma que eles têm menos risco de desenvolver câncer, pois já estão no fim de suas vidas.
O engenheiro aposentado Yamada diz que, em média, “eu provavelmente terei mais 13 a 15 anos de vida”.
– Mesmo se eu for exposto à radiação, o câncer precisará de 20 ou 30 anos para se desenvolver, portanto, nós, mais velhos, temos menos chances de ter câncer.
O governo já está analisando a oferta, pois, provavelmente, serão necessários mais trabalhadores para a região de Fukushima.
Para fechar e desligar a usina, poderá ser preciso um prazo que vai até janeiro ou mais. A desmontagem pode levar anos.
E voluntários não devem faltar. O professor aposentado Michio Ito agora trabalha em um café, mas pretende se juntar ao grupo de voluntários. Ele diz que, apesar disso, não se acha especial.
– A maioria dos japoneses tem este sentimento, mas a diferença é se a pessoa se oferece para o trabalho ou apenas fica assistindo. Para fazer isso, é preciso muita coragem, mas espero que seja uma grande experiência.” (Fonte: R7 Noticia Internacional)
Que Deus abençoe a todos nós.
Aluizo Soares
___________________________________________________________
Continue lendo “Porque???”:
https://cachoeiradourada.wordpress.com/porque/
Leia também “Um Peixinho Dourado vai te Conquistar”:
https://cachoeiradourada.wordpress.com/um-peixinho-dourado-vai-te-conquistar/
E ainda, para descontrair, “Rir é o Melhor Ri-Médio”:
https://cachoeiradourada.wordpress.com/rir-e-melhor-ri-medio-01/
____________________________________________________________
Obrigado por seu mais um leitor de nosso Blog! Coopere conosco deixando seu comentário no rodapé desta página!?
Comentários em: "Doando Vidas…" (1)
Certos estão eles, que apesar da idade não ficam querendo regalias e privilégios nem se negam a meter a mão na massa…
NOSSA RESPOSTA:
Daniel,
obrigado por ler nosso blog e comentar.
Que Deus abençoe a todos nós.